sexta-feira, 20 de novembro de 2009

História em Quadrinhos como meio facilitador da Educação Ambiental









Estudiosos de História em quadrinhos consideram que a sua origem está no início da civilização. Nessa época, o homem tinha grande dependência em relação aos ciclos e fenômenos naturais, buscava explicações místicas e desenvolveu rituais mágicos para proteger-se e entender o meio em que vivia. Ao representar graficamente uma cena de caça, os homens das cavernas pretendiam atrair boa sorte, o homem primitivo pensava poder levar tal acontecimento a ocorrer na realidade.

Durante a Idade Média (final do século VI) o Papa Gregório adotou nas igrejas o uso de imagens em sequência para evangelizar um maior número de pessoas em menor tempo, pois 70% da população era composta de analfabetos.

A Arte sequencial ou história em quadrinhos (HQ) combina imagem e texto, construindo um código específico, o leitor participa por via emocional, a arte no seu maior sentido de transmitir emoções. Já existe um grande interesse na utilização das histórias em quadrinhos pelos professores como forma divertida e eficiente de ensinar. É um recurso que atinge a todos, até semi-analfabetos ou pessoas que não sejam hábeis em leitura, provavelmente porque utilizam símbolos convencionais para expressar emoções, sentimentos, ações etc.

A análise de histórias em quadrinhos e tiras de jornais para debates em sala de aula sobre conceitos de sustentabilidade, preservação, conservação, energia renovável, recuperação ambiental para favorecer a compreensão das mensagens implícitas ou explícitas. A humanidade vive a realidade de precisar rever suas relações com a Mãe Natureza, sob pena de decretar a própria extinção. A proposta também busca promover a produção e utilização da HQ como um meio facilitador da educação ambiental das nossas crianças herdeiras do futuro e responsáveis pela continuidade da espécie humana.

A educação ambiental pode contribuir na formação de cidadãos e profissionais docentes mais informados e comprometidos com ações que promovam a conscientização pública da preservação, conservação, recuperação ambiental como forma de garantir às gerações futuras desenvolvimento com qualidade de vida, em decorrência disso, surgem propostas para histórias em quadrinhos com o tema educação ambiental.

A busca de qualidade do processo educativo é fundamental para a continuidade e eficiência de sua dimensão pedagógica e critério básico para legitimar nossas ações junto à opinião pública. Nas grandes cidades, a escola, além de outros meios de comunicação é responsável pela educação e conscientização do individuo e da sociedade, uma vez que há repasse de informações.

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) – que são elaborados pelo governo federal, aborda a linguagem visual, as edições anteriores da prova continham charges e tiras. Hoje a leitura de textos em outras linguagens (no caso os quadrinhos) é um dos conteúdos exigidos nas provas, portanto os candidatos devem ficar atentos às charges, tiras e cartuns veiculados na mídia impressa.


7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Professor Fernando obrigado pelo apoio no na 2 edição do SketchCrawl Manaus!! Foi muito bom e produtivo. Espero contar com seu apoio também na próxima edição!

    Abçs.
    Flavia.
    www.sketchcrawlmanaus.blogspot.com

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  3. Olá professor!
    Sou Caloura do Curso de Artes-UFAM/2011 e já estou seguindo seu blog.

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  4. Que bom Andrea, vamos participar do "Sketchcrawl Manaus" dia 16 de abril 2011.

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  5. Olá professor!
    Adorei seu Blog me ajudou muito na minha tarefa de casa.
    Beijos! ♥

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