quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Leitura de imagem: "As aparências enganam"




A fotografia é um signo, cheio de significados, é uma linguagem visual que, muitas vezes, depende do conhecimento prévio do espectador, algumas vezes esse significado precisa ser aprendido.


Em 1973 o compositor Tom Zé lançou pela gravadora Continental o LP "Todos os Olhos". Na capa uma imagem que nínguém nunca chegou a descobrir do que se tratava, até que o próprio compositor numa entrevista no Programa do Jô, revelou o enigma. A foto da capa do disco é nada menos do que um close de um ânus no centro do qual foi colocada uma bola de gude.



Devemos lembrar que na época era a plenitude da ditadura militar no Brasil e que varias músicas dele já haviam sido censuradas. Na época um amigo propós: "Vamos sacanear esses caras...por que não colocarmos um cú na capa?" Tom Zé com certa relutância falou: "Tá maluco, vamos ser presos". Depois de descobrir a maneira como seria feito, concordou. A namorada do amigo se propôs a posar com a bolinha de gude, ele mesmo fotografou em foco fechado.


O resultado foi exposto nas prateleiras das lojas de discos e a censura nem imaginou do que se tratava, o enigma só foi revelado depois da abertura democrática.

História da Arte na Mídia Atual II





Em 1831, Eugène Delacroix pintou uma de suas obras-primas "A liberdade guiando o povo", que marca a Revolta de Paris de julho de 1830.



Em fevereeiro de 2005 a revista VEJA se utiliza da obra para dar ênfase na materia de capa: "Revolução pela educação" fazendo analogia da educação na Coréa e no Brasil.


A pintura mostra uma mulher segurando a bandeira da França (a liberdade) guiando o povo. Em 2005 a tecnologia digital proporcionou ao designer da capa colocar a bandeira da Coréa no lugar da francesa para melhor transmitir sua mensagem visual. Uma releitura de uma obra em um novo contexto.